Pela defesa do respeito à liberdade

JOGO RÁPIDO

Existem 482 registros. Página 1

Vivemos na realidade do medo, diz moradora sobre assédio a mulheres em favela do Rio (11/7/2016)
Thaís Cavalcante para BBC | Thaís Cavalcante é moradora da Favela da Maré e coordenadora do jornal comunitário O Cidadão.
Sou nascida e criada na favela da Maré, na zona norte do Rio. A quantidade de assédio que sofremos na favela pode parecer surpreendente aos olhos dos outros, mas para quem vive no dia a dia, não é.

A Legalização do Aborto e o Feminismo: amanhã vai ser outro dia (11/7/2016)
Luciana Boiteux para Agora é que são elas | Luciana Boiteux é Professora de Direito Penal e Criminologia da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.
Até a segunda metade do século XVIII não se questionava juridicamente a exclusiva decisão da mulher de interromper a gravidez. Surpreendentemente, foi com o Iluminismo que isso mudou, após os anatomistas terem publicado os primeiros tratados com desenhos...

Acabar com debate sobre gênero nas escolas brasileiras é ‘retrocesso perigoso’, diz parceiro da ONU (8/7/2016)
Tatiana Moura | Tatiana Moura é diretora do Instituto Promundo
Em entrevista à Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), a diretora do Instituto Promundo, Tatiana Moura, fala sobre a importância de discutir os papeis de homens e mulheres na sociedade para promover a igualdade de gênero...

A violência doméstica está perto de você e independe de renda ou escolaridade (4/7/2016)
Diego Iraheta | Diego Iraheta é Editor Chefe do HuffPost Brasil.
Na semana passada, essas duas mulheres romperam o silêncio da violência doméstica: Fabiane Boldrini, confeiteira e casada por 16 anos, e Luiza Brunet,atriz e em relação estável por 5 anos.

Não basta dizer não à cultura do estupro (4/7/2016)
Margareth Arrilha | Psicóloga, com especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae
Há 30 anos, a psicanalista Margareth Arilha estuda um tema que incomoda a sociedade moderna: a sexualidade feminina e os direitos reprodutivos das mulheres.

A cultura do estupro da sua origem até a atualidade (28/6/2016)
Verinha Kollontai para Geledés | Verinha Kollontai é bióloga e escreve para Feminismo Sem Demagogia.
No Brasil, segundo dados do IPEA, 0,26% da população sofre violência sexual, indicando, anualmente, 527 mil tentativas e casos de estupro consumados no país.

O que aproxima os estupros coloniais dos estupros coletivos? (24/6/2016)
Fátima Oliveira | Fátima Oliveira é médica, feminista e escritora
Na última semana, dois casos de estupro recolocaram esse tipo de violência na pauta. O assunto voltou com força – nas redes sociais e fora delas.

Cultura do estupro: o que a miscigenação tem a ver com isso? (24/6/2016)
Djamila Ribeiro | Pesquisadora na área de Filosofia Política e feminista e secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
As mulheres negras foram violadas sistematicamente no período colonial. E, atualmente, ainda são o grupo mais violentado.

A resistência no combate às trevas deve ser feita nos Estados (15/6/2016)
Fátima Oliveira | Fátima Oliveira é médica, feminista e escritora
A cidadania das brasileiras ainda é frágil, sobretudo quanto ao direito de decidir sobre o próprio corpo. Basta olhar de relance o desmonte promovido pelo governo interino sobre os diretos da mulher, sem falar na ausência delas no primeiro escalão do...

O Papa é feminista (15/6/2016)
Debora Diniz para HuffPost Brasil | Antropóloga, professora de direito e documentarista
Um Papa integralmente feminista abençoaria todas as formas de família e de amor; acalmaria as dores de uma mulher que fez aborto e esqueceria essa história de ameaçá-la de inferno ou purgatório; explicaria que camisinha protege contra doenças sexualmente...


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próxima
Páginas: 49

ASSUNTOS MAIS PROCURADOS

JUNTE-SE A NÓS

SAIBA MAIS